quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

IMA lança livro sobre a cobertura vegetal de Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Petrobras lançaram na terça-feira, dia 21, o livro Cobertura Vegetal do Estado de Alagoas, que traz uma análise minunciosa sobre o que resta da Caatinga, da Mata Atlântica e da vegetação de mangue no Estado. A obra, rica em dados, foi apresentada durante reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), composto por representantes do governo, empresários, trabalhadores e entidades da sociedade civil.
O livro foi desenvolvido a partir de uma cooperação técnica entre o IMA e a Petrobras, que contrataram duas equipes de pesquisadores. Durante três anos, as equipes mapearam as áreas remanescentes da Caatinga e Mata Atlântica para chegar a uma representação numérica que caracterizasse a cobertura vegetal desses biomas. O trabalho foi realizado nos 102 municípios alagoanos, catalogando e analisando o estágio de conservação das áreas, além de observar o trabalho de recuperação que está sendo desenvolvido em algumas delas.
"A obra é um marco para sabermos quem somos e o que temos e, a partir daí, criar metas e estratégias para coibir o desmatamento do que resta da flora e da fauna", disse o presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge. A própria Petrobras pretende utilizar o livro no desenvolvimento de pesquisas que embasam os projetos da estatal. “Esta obra é o marco zero na identificação do remanescente de cobertura vegetal de Alagoas, capaz de nortear as ações de proteção ambiental”, afirmou Robert Theobald, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da empresa.
O livro teve tiragem de 500 exemplares e é uma obra multimídia, que vem disponibilizado integralmente em CD. Em breve estará acessível no site do IMA. Ele terá distribuição gratuita para as universidades alagoanas e órgãos de meio ambiente de todo Brasil.

Depois de lançar o livro Cobertura Vegetal do Estado de Alagoas, a próxima iniciativa do IMA e da Petrobras será um inventário dos Ambientes Marinhos e Lacustres do Estado.

Fonte: IMA-AL, com edição do NEJ
http://www.nejal.com.br/Noticia709.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário