quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aumenta volume de lixo na lagoa, rios e praias após enchentes

12/07/10 09:14
Kelly Baêta

A grande quantidade de chuvas que cai desde o mês de junho vem causando sérios prejuízos ao meio ambiente. As praias e rios estão tomados pelo grande volume de lixo que foi trazido pelas águas que inundaram os municípios alagoanos. E a região que mais sentiu esse reflexo foi a orla lagunar, que teve os canais transbordados em decorrência do acumulo de detritos.

Segundo o titular da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Enande Baracho, o volume de lixo nas áreas lagunar e praieira aumentaram consideravelmente após as enchentes. “Com a catástrofe que aconteceu, a correnteza arrastou muita sujeira para os rios e praias de Maceió. Se observarmos o Dique Estrada e a Praia da Avenida, logo veremos uma grande quantidade acumulada. Não é comum essa cena. Isso foi conseqüência das fortes chuvas que caíram na cidade”, alega, acrescentando que na margem da lagoa Mundaú, (próximo ao Papodrómo) é possível avistar uma aglomeração maior de detritos que vai exigir da Slum um mutirão. “Esse trabalho se estenderá até as proximidades da Praça do Pirulito”, anunciou o superintendente.

Para conter esse acumulo e normalizar a situação, a Slum vem intensificando ações nas áreas mais críticas da cidade. “Elegemos um bairro que recebeu visita há cerca de dois a três meses, sempre observando para manter aquela mesma tradição de limpeza, que vem fazendo ao longo da gestão”, lembra Ernande, chamando a atenção também para a obrigação de cada morador de manter limpo o espaço que ocupa e seu entorno.

Novo Aterro
O novo aterro sanitário recebe em média cerca de 1.400 toneladas de lixo por dia. “A média é basicamente a mesma de antes. Isso quer dizer que embora tenha aumentado a população, a quantidade de lixo continua a mesma”, ressalta Ernande.

Coleta seletiva
A coleta seletiva em Maceió representa apenas cerca de 2%. A expectativa, segundo Ernande, é que até o final do ano seja alcançada a marca de 7% a 10%. Embora não seja ao modo que a Slum quer, pode-se dizer que hoje existe uma coleta de lixo natural. A superintendência vem trabalhando para implantar a coleta seletiva na cidade.

Em breve estará disponível para a população o disque coleta (as pessoas poderão fazer sua coleta em casa, e em seguida liga para a cooperativa para pegar na residência). É importante lembrar que para fazer esse serviço é preciso se cadastrar. “Estamos aguardando apenas algumas solicitações, e assim que estiver tudo pronto estaremos divulgando para a comunidade. Sabemos que esse é um trabalho educacional muito difícil, mas, é preciso mudá-lo. As pessoas têm que procurar se educar para gerar menos lixo. Estamos gerando muito lixo desnecessário”, assegura Ernande.

Atraso na coleta
Uma parte da população maceioense tem observado nos últimos dias irregularidade de horários da passagem dos caminhões coletores. O problema é que, segundo ele, alguns veículos estão quebrados e a chuva também complica a situação. “É um problema temporário, isso não é comum acontecer, os horários são fixos e só sofrem pequenas alterações quando há alguma dificuldade no trânsito”, explicou Baracho, prometendo que ainda essa semana tudo voltará ao normal. “É imperiosa a coleta de lixo em Maceió e estamos tomando todas as medidas necessárias para que seja normalizada”, conclui.
por Sidléia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário