quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rede Mobilizadores COEP promove oficina online sobre Voluntariado Ambiental

O site Mobilizadores COEP vai realizar, em duas edições, a oficina online "Voluntariado Ambiental", que terá como facilitadoras a especialista em Gestão para Educação Ambiental, Claúdia Barbosa, e a engenheira florestal, Joelma Cavalcante. A primeira edição, que aborda a parte teórica do tema, acontece de 14 a 18 de fevereiro. Já a segunda, envolvendo a parte prática, vai de 21 a 25 do mesmo mês. O objetivo da oficina é esclarecer o que é o voluntariado ambiental e estimular ações práticas na área.

A oficina abordará os conceitos de Voluntariado, Desenvolvimento Local e Agenda 21, como fundamentos para a elaboração e planejamento de ações voluntárias na área socioambiental, com ênfase em uma prática de desenvolvimento local. A atividade é voltada para estudantes, ambientalistas, técnicos e demais interessados na temática.

O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vem causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e o aquecimento global. Neste sentido, ações de voluntariado ambiental vêm ganhando cada vez mais destaque no enfrentamento das mudanças climáticas.

“Num cenário atual de constantes alterações do clima, os projetos de voluntariado ambiental são um importante caminho para ações de mitigação e adaptação às mudanças [WINDOWS-1252?]climáticas”, enfatiza Joelma.

De acordo com Cláudia, a ideia da oficina é contribuir para o processo de construção de conhecimento, que fomente o debate coletivo e a implementação de práticas socioambientais. [WINDOWS-1252?]“Toda e qualquer pessoa pode ser ator na implantação de um plano de ação de desenvolvimento local e ambiental. Existem muitos caminhos para sua construção, bastando ter força de vontade e um pouco de conhecimento sobre o [WINDOWS-1252?]assunto”, ressalta.

As inscrições para a oficina online podem ser feitas de 3 a 9 de fevereiro, pelo e-mail http:///mc/compose?to=treinamentogrupos@gmail.com. Para participar é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar o site (http://www.mobilizadores.org.br/) e clicar em [WINDOWS-1252?]“Seja um [WINDOWS-1252?]mobilizador”.

Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP.

As duas edições da oficina estão sendo realizadas com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações sobre a oficina ou sobre o Mobilizadores COEP podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352.
Sobre as facilitadoras

A bióloga Cláudia Ribeiro Barbosa atua na OSCIP DNA [WINDOWS-1252?]– Identidade Ambiental, que acredita que o processo de educação é o ato político onde a prática social está voltada para a formação da cidadania. Assim, a educação deve priorizar o saber tradicional e popular; incorporar em sua prática cotidiana valores universais como: Solidariedade, cooperação e tolerância e propor uma relação entre aquisição do conhecimento teórico e das questões da vida real e de suas transformações.

A engenheira florestal Joelma Cavalcante de Souza atua na ONG Nasce - Núcleo de ação em Ambiente, Saúde, Cultura e Educação, que visa contribuir para a construção de sociedades sustentáveis e para conservar a diversidade biológica e cultural, promovendo alternativas para a melhoria de qualidade da vida.
Assessoria de Comunicação Instituto Nacional do Semiárido -
INSA Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
Fone: (83) 2101-6409

Nenhum comentário:

Postar um comentário