domingo, 13 de junho de 2010

Esgoto nas Praias na Orla de Maceió

17h48, 10 de junho de 2010

Mais um prazo foi determinado para que os esgotos não sejam lançados nas praias de Maceió

Rita Moura



Depois de uma serie de reuniões realizadas na procuradoria da república em Alagoas, com a procuradora da República Niedja Kaspary, foi discutido o impasse sobre o lançamento de esgotos “in natura” nas praias de Maceió, que estariam sendo lançados por prédios da orla. Após receber denúncias anônimas, o caso foi apurado através de procedimento administrativo.


Essa ação pode ser feita em todos os edifícios que for constatado irregularidades, segundo Aloísio Ferreira, presidente do CREA, por orientação através do manual do síndico, “obriga os imobiliários a elaborar e implantar programas de manutenção preventiva”, conforme previsto na Lei 4.591/66.


O resultado da Reunião que aconteceu na última quarta-feira (26), na sede do Ministério Público Federal em Alagoas, em que estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), da Casal, dos condomínios e representantes do setor mobiliário.


Determina pela procuradora da República Niedja Kaspary o prazo de 180 dias, para que os condomínios da orla de Maceió se adaptem e façam as mudanças necessárias para que as águas despejadas dos prédios tenham um curso correto e menos prejudicial ao meio ambiente.


Como forma de solucionar o problema, as recomendações foram encaminhadas a SEMPMA para realizar o tamponamento dos esgotos e outra para SMCCU, para que o órgão não autorize esse tipo de lançamento.


Ficando definido que a lavagem de pilotis será feita fora do horário de pique, a água e resíduo descartados encaminhados à rede coletora pública de esgoto e não à rede pluvial, sabendo que as águas de piscinas não devem ser descartadas e sim reaproveitadas, esse processo torna possível apenas o descarte de uma mínima parte, para lavagem dos equipamentos de manutenção da rede coletora de esgotos.


Por meio do secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, foi informado ao Alagoas em dia, que esse serviço de tamponamento já está sendo feito diariamente e que a fiscalização é rotina, “ Essa reunião só serviu para afirmar nosso serviço” afirma secretário.


Fonte: Rita Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário