quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alagoas - Diretoria de Unidades de Conservação intensifica monitoramento de reserva em Roteiro

Ocupação desordenada de área de proteção preocupa técnicos do Instituto do Meio Ambiente

Flávia Batista

Construções irregulares foram encontradas em vários pontos da reserva

A ocupação desordenada é um dos maiores problemas no povoado da Palatéia, situada na Reserva Ecológica (Resec) de Roteiro. A questão foi observada por técnicos da Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) do Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante as ações de monitoramento e fiscalização que têm ocorrido desde o início do mês.

Na última quinta-feira (21), técnicos da Diruc voltaram à Palateia, onde presenciaram a construção irregular de pequenas casas. “O problema é que a comunidade não tem consciência de que está dentro de uma área protegida ambientalmente”, explicou Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação. Por conta disso, afirmou o diretor, o trabalho dos técnicos é, sobretudo de orientação. “É uma ação com foco na educação ambiental. Conversamos, orientamos, explicamos os motivos e que a subsistência deles está diretamente ligada à preservação do ecossistema”, contou.

Além das construções dos casebres ao longo do povoado, pequenas áreas de desmatamento de mangue foram observadas. “São áreas pequenas, mas que merecem a nossa atenção. Por isso que o contato com as comunidades é tão importante”.

A Resec do Roteiro está situada entre os municípios de Barra de São Miguel e Roteiro e tem 760 hectares. É a maior área contínua de mangue de Alagoas.

http://www.ima.al.gov.br/noticias/diretoria-de-unidades-de-conservacao-intensifica-monitoramento-de-reserva-em-roteiro/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário