quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brasil pretende sediar Painel da ONU sobre Biodiversidade

20/10/2010 às 10h45
por Redação EcoD
País megadiverso, Brasil pleiteia sediar o novo painel da ONU/

O Brasil se candidatou a abrigar a sede da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES, na sigla em inglês), painel criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 14 de junho deste ano, que tem o objetivo de diminuir a distância entre a comunidade científica e a ação política necessária para deter a grave perda dos ecossistemas do planeta.

"Isso não está na nossa pauta oficial para a COP10, mas o Brasil pode pleitear ser a sede do IPBES devido à sua condição de país megadiverso", afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João de Deus, ao se referir à liderança brasileira no grupo dos países megadiversos (17 nações que detêm a maior taxa de biodiversidade do mundo).

Segundo o representante do MMA, sediar o painel é importante porque dá ao país maior poder de condução política dos assuntos relacionados à preservação da biodiversidade, o que inclui, por exemplo, políticas de financiamento a projetos ambientais.

Até o momento, segundo João, nenhum país mostrou resistência à possibilidade do Brasil sediar o IPBES, e alguns vizinhos da América Latina até já se mostraram favoráveis. "Mas não podemos ser ingênuos. Os países do Hemisfério Norte e sedes dos principais centros de pesquisa também têm interesse [em sediar o painel)", avaliou. Ele acrescentou que os primeiros dias da 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP10) servirão como um termômetro para essa aspiração brasileira.

A criação do IPBES foi definida em junho após reunião entre 230 delegados de 85 países em Busan, na Coreia do Sul. O desenvolvimento do painel inclui a produção de publicações referentes à literatura científica do tema, com o objetivo de fornecer informação de excelência a governantes de todo o mundo.

Um órgão da ONU com papel semelhante ao que terá o IPBES é o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que chegou a dividir o Prêmio Nobel da Paz em 2007 com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, e que atualmente passa por reformas estruturais.
A COP10 da Diversidade Biológica segue até o dia 29 de outubro.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário