sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Impacto Ambiental no sul do Brasil

22 de outubro de 2010
Pista fechada e risco ambiental
Caminhão tomba, capota e derrama carga tóxica em rio que abastece comunidade do Norte. Filas chegaram a 15 quilômetros

Acidente aconteceu na ponte sobre o Rio da Santa - Pena Filho

A Curva da Santa, na BR-376, conhecida por ser perigosa, foi palco de mais um acidente na manhã de ontem. Um caminhão que transportava 16 mil litros de ácido fosfórico industrial tombou na rodovia, depois de bater em outra carreta e capotar.
O acidente aconteceu por volta das 9 horas, no km 669 (sentido sul), justamente na ponte sobre o Rio da Santa, em Guaratuba, no Paraná. Ninguém se feriu, mas os transtornos foram além dos engarrafamentos, que chegaram a 15 quilômeros.

Cerca de 2 mil litros da carga tóxica vazaram e atingiram o rio, mais conhecido como Rio São João, que corre em direção a Santa Catarina e abastece comunidades ribeirinhas de Garuva, que ficaram expostas ao risco de intoxicação.
Ainda pela manhã, a Defesa Civil de Santa Catarina lançou um alerta, por meio de rádios locais, para que a comunidade não utilizasse a água do rio para consumo doméstico ou em atividades agrícolas.
O ácido fosfórico é uma substância tóxica e corrosiva, que, dependendo da concentração, pode causar danos ao organismo.– Pela quantidade de ácido que vazou, com certeza a fauna local foi afetada – afirma a especialista em toxicologia ambiental da Univille, Therezinha Maria Novais de Oliveira.
Técnicos da Fatma e Ibama no local

Ontem à tarde, técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP)e da Limnosbrás, empresa de Curitiba, contratada pela Autopista Litoral Sul (concessionária da rodovia) coletaram amostras de água e solo para análise. Os laudos devem ser divulgados hoje. Mas o IAP antecipou que três empresas devem ser multadas pelo dano ambiental causado pelo acidente: a transportadora argentina, a fabricante e a empresa compradora, de Buenos Aires (Argentina).

Guaratuba, PR
O ácido fosfórico pode causar

NO HOMEM
- Irritação e vermelhidão na pele, mesmo que diluída em água. Se isso acontecer, procure um médico.
- Se for ingerido, pode causa queimaduras, náuseas e até levar à morte, tudo depende da concentração da substância
NA NATUREZA
- Pesquisas mostram que o ácido fosfórico é tóxico para peixes a partir de uma concentração de 138 mg/litro. Como uma quantidade considerável vazou, pode haver mortandade entre os peixes.

Fonte:Therezinha Maria Novais Oliveira, especialista em toxicologia ambiental da Univille

Nenhum comentário:

Postar um comentário