domingo, 21 de março de 2010

Bombas do Canal do Sertão passam por Arapiraca e chamam a atenção

21/03/10 13:32
Muitas pessoas ficaram curiosas, com a passagem por Arapiraca, das enormes carretas que estão transportando, até o Sertão, as bombas que irão puxar as águas do Rio São Francisco para o primeiro trecho de 45 quilômetros do Canal do Sertão, que está sendo concluído. Com cargas superiores a 20 metros de altura e várias toneladas, as carretas atraíram a atenção de muitos curiosos, quando estacionaram num posto de combustíveis localizado às margens da rodovia AL 220, próximo ao Trevo do Coringa.

As carretas passaram todo o domingo (21) estacionadas em Arapiraca. Na manhã desta segunda-feira, o governo do Estado irá preparar um café da manhã para a imprensa em espaço em frente ao Hotel Sol Nascente, em Arapiraca, a partir das 9 horas. À tarde, a comitiva prossegue viagem até a cidade sertaneja de Olho D’água das Flores. O maquinário deve chegar ao município de Delmiro Gouveia nesta terça-feira, em evento que contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, prefeitos do Sertão e lideranças locais.

Cada bomba tem uma potência de 2 mil cavalos e, juntas, terão a capacidade de bombear 5.400 litros de água por segundo, um volume importante para atender as necessidades do Alto Sertão. O Canal do Sertão vai beneficiar mais de 500 pequenos produtores ao longo do perímetro irrigado.

As bombas trarão melhorias também para os produtores que não estão dentro do perímetro irrigado, que terão uma alternativa local para a alimentação do seu rebanho durante a seca, quando muitos pecuaristas são obrigados a se deslocar para Bahia ou Pernambuco para comprar o feno que garante a sobrevivência do gado. “O Canal possibilitará que as famílias no seu entorno produzam alimentos em abundância e a preços mais atraentes do que nos estados vizinhos”, prevê o superintendente de Projetos Especiais da Seinfra, Ricardo Aragão.

Abastecimento —

Outro projeto de desenvolvimento atrelado ao Canal do Sertão é a interligação da obra a sistemas de abastecimento da região, aumentando a oferta de água. A adutora do Alto Sertão, que liga os município de Delmiro Gouveia e Água Branca, deverá ser o primeiro sistema conectado ao Canal.

No caso da adutora do Alto Sertão, serão beneficiados, além de Delmiro Gouveia e Água Branca, os municípios de Pariconha, Mata Grande, Canapi e Inhapi, atendendo também a diversos povoados da região.

Também há previsão de que o Canal do Sertão seja interligado aos sistemas da Bacia Leiteira e Agreste, beneficiando 877 mil pessoas com maior oferta d’água. Com a interligação destes três sistemas ao Canal, a água desceria por gravidade, gerando uma economia de R$ 10,7 milhões em energia elétrica.

A obra —

O Canal do Sertão é a principal obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com recursos de R$ 592 milhões, oriundos do Ministério da Integração Nacional e contrapartida estadual. A obra prevê a execução de 250km de extensão de canal de Delmiro Gouveia até Arapiraca, beneficiando um milhão de pessoas em 42 municípios, com água para consumo e irrigação.
por Adalberto Custódio
http://www.alagoasemtemporeal.com.br/?pag=municipios&cod=6571

Nenhum comentário:

Postar um comentário