A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), por meio do setor de Geoprocessamento, divulgou os resultados de uma série de estudos desenvolvidos ao longo de 2009. Entre os títulos, constam as pesquisas referentes à distribuição demográfica de Maceió.
Com o auxílio dos dados do IBGE, o setor de Geoprocessamento fez uma análise comparativa da distribuição demográfica do município. Para tanto, foram consultados os censos de 2000 e 2007. A metodologia teve como finalidade observar como a população da capital alagoana está distribuída no espaço urbano.
Para o secretário Márzio Delmoni, os censos consistem em fontes de informação imprescindíveis. “A partir deles, políticas públicas poderão ser definidas com mais êxito, levando em consideração aspectos peculiares, além das decisões de investimento, sejam provenientes da iniciativa privada ou de qualquer tipo de governo”, afirmou.
Após verificar as divergências entre os dados censitários dos anos 2000 e 2007, os técnicos da Sempla converteram estas informações em mapas temáticos com vista em facilitar a leitura dos resultados da pesquisa. Constatou-se que os bairros Benedito Bentes e Cidade Universitária obtiveram um maior crescimento demográfico, com 10.638 e 13.472 habitantes, respectivamente. Já no quesito densidade demográfica, os bairros que tiveram maior crescimento foram Ponta Verde (48,15 hab/ha) e Feitosa (18,10 hab/ha).
Por apresentarem vazios urbanos potenciais para ocupações de conjuntos residenciais, os bairros São Jorge e Antares tiveram, respectivamente, crescimento relativo de 61,29% e 55,96%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário