24.03.2010 09h28
Visita foi promovida para divulgar as belezas do espaço verde que possui 82 hectares
Gazetaweb - com Janaina Ribeiro
O Parque Municipal de Maceió abriu suas portas, na manhã desta quarta-feira (24), para receber dezenas de alunos de uma escola particular e os vereadores da capital alagoana. O encontro foi na 16ª edição do projeto ‘Café no Parque’, que é realizado, mensalmente, pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio-Ambiente. Os principais objetivos do evento são divulgar os ecossistemas existentes no espaço verde e atrair a população para fazer visitas rotineiras ao local.
A primeira atividade do grupo foi realizar a trilha Cidadã, que tem 250 metros. Durante o percurso, vereadores e estudantes conheceram parte dos 82 hectares do Parque, visitaram o viveiro de mudas de 600m² e puderam ver as principais espécies nativas de Mata Atlântica e frutíferas para arborização. “Nós temos 253 espécies vegetais, que pertencem a 79 famílias botânicas. O lugar é de muito verde, propício para caminhadas, contemplação da natureza, relaxamento, meditação e outras atividades. Queremos que as pessoas conheçam o Parque e criem o hábito de nos visitar”, afirmou o secretário municipal de Meio-Ambiente Ricardo Ramalho.
Vereadores conheceram a trilha da Cidadania(Foto: Janaina Ribeiro)
Animais e lagos Ainda na trilha da Cidadania, os visitantes tiveram a oportunidade de ver os animais que vivem no Parque Municipal. Eram saguins, bichos-preguiça, cassacos, cotias, tamanduás, tatus e dezenas de espécies de pássaros, a exemplo de anum-preto, pintor-de-sete-cores, sabiá-da-mata, coruja, bacurau, fura-barreira, xexéu etc. E lá os répteis também existem, são jacarés, jibóias e camaleões.
Outros atrativos foram o lago quem tem aproximadamente 4.000m² e as várias nascentes de água cristalina. “Nunca pensei que existisse algo parecido aqui em Maceió. Estou encantada e vou combinar um piquenique com alguns amigos”, disse a estudante Adrielle Barbosa. “Essa é uma experiência que todo maceioense deveria viver e com freqüência. Um passeio com a família, uma atividade de caminhada para cuidar da saúde, até trazer o gabinete um dia para cá vale a pena. É uma forma de prestigiarmos o trabalho desenvolvido pelo Município”, comentou o vereador Galba Novaes (PRB), líder do prefeito na Câmara Municipal de Maceió.
Também presentes ao encontro, os dois vereadores do Partido Verde, Sílvio Camelo e Marcelo Palmeira, também aprovaram a sugestão de despachar, esporadicamente, no Parque Municipal de Maceió. “Aqui existem um centro administrativo e podemos dispor da sua estrutura para trabalhar por um dia. Não atrapalhará o serviço burocrático e ainda poderemos produzir respirando ar puro”, disse Sílvio Camelo. Serviços oferecidos pelo Parque De acordo com o secretário Ricardo Ramalho, diversos serviços são oferecidos pelo Parque Municipal de Maceió. Há distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica à comunidade interessada, segurança composta de guardas municipais, fiscais da Prefeitura e vigilância armada, educação ambiental, com palestras e aulas práticas e monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas seis trilhas disponíveis.
Regulamento
Alguns cuidados são necessários para a manutenção dos ecossistemas existentes no espaço ambiental. Por isso, é proibida a caça ou captura de animais, retirar madeira e lenha, colher flores, arrancar mudas ou maltratar plantas, acender fogueiras ou provocar fogo, montar barracas ou acampamentos, afixar material publicitário, filmar ou fotografar para fins publicitários sem prévia autorização, retirar areia ou remover pedras, fumar e consumir bebidas alcoólicas e o acesso de crianças desacompanhadas, menores de 12 anos. O Parque Municipal fica localizado no bairro de Bebedouro e está aberto de terça-feira a domingo, das 07h às 17h. A entrada é franca e para ter acesso ao espaço basta se identificar na portaria. Maiores informações pelo 3315-3827.
Nenhum comentário:
Postar um comentário