sexta-feira, 21 de maio de 2010

Agricultura familiar tem até dezembro para se adequar a novas regras

(20/05/2010) Globo Rural Online

Agricultores familiares que cultivem alimentos orgânicos têm até dezembro de 2010 para se adequarem às regras do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica instituído sob o Decreto nº 6.323/07.

O novo sistema, sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem o objetivo de criar uma certificação nacional para a qualidade dos produtos orgânicos. Marcados com um selo, esses alimentos seriam mais facilmente comercializados tanto dentro quanto fora do Brasil.

Através dessa identificação, os consumidores terão a garantia de que os produtos foram obtidos por meio de práticas de conservação do meio ambiente e estão completamente livres de defensivos agrícolas.

De acordo com o último Censo Agropecuário, já são 90.500 estabelecimentos rurais que praticam agricultura orgânica no país, gerando renda anual de R$700 milhões. Desse montante, 40% é comercializado no país e 60% provenientes de exportação. A atividade é praticada principalmente por agricultores familiares, que respondem por 85% do volume colhido no país.

A nova regulamentação procura fortalecer o cultivo familiar, bem como o de cooperativas, associações e organizações de agricultores.

O decreto também normaliza a venda direta entre produtor e consumidor, sem intermediários. Para tanto, deverão estar vinculados a uma organização com controle social, cadastrada pelo Mapa, ou em um órgão fiscalizador federal, estadual ou distrital conveniado.

LEIA MAIS
Comissão da Câmara aprova criação de programa de proteção de nascentes
Ministérios divergem sobre criação de mercado de carbono

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1710731-1485,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário