sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tropa de elite: golfinhos e leões marinhos na marinha americana

qua, 19/05/10
por Luis Roberto Toledo
A elite da marinha americana para combater possíveis ataques terroristas conta com um tipo bem diferente de recrutas: leões marinhos e golfinhos. Eles fazem parte do Pelotão de Animais Marinhos, com base em San Diego, no estado da Califórnia. Para quem acha que isso é um pouco de exagero, é bom lembrar que esses animais garantem grandes vantagens táticas debaixo d’água.

Além de terem um corpo hidrodinâmico, que confere mais rapidez para se deslocarem no meio aquático, esses animais ainda contam com outras características: leões marinhos podem enxergar cinco vezes melhor do que os humanos quando submersos, e os golfinhos conseguem utilizar seu sonar para encontrar rapidamente objetos que nós demoraríamos dias para localizar.
Durante os treinamentos, os marinheiros ensinam os animais a reconhecerem o formato de diferentes tipos de minas aquáticas. Ao encontrar uma, o animal deixa sobre ela marcadores que facilitam a busca dos mergulhadores – responsáveis por desarmar as bombas e levá-las para a superfície.

Além disso, os leões marinhos também são treinados para prender terroristas, utilizando um tipo de algema para a coxa, que eles carregam na boca. O dispositivo é equipado com uma corda que fica presa ao barco da marinha mais próximo. Uma vez encontrado o suspeito, é só dar-lhe uma boa abocanhada e esperar que os marinheiros terminem o serviço.
Drielle Sá
(Fotos: Getty Images)

Leia também:
Sherlock, o urubu farejador
Cão depende de viagra para viver
Hall da fama das baratas

http://colunas.globorural.globo.com/bloggloborural

Nenhum comentário:

Postar um comentário