sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pneus usados são jogados às margens da Durval de Goes Monteiro

14.05.2010 13h20

Superintendente diz que não é responsablidade da Slum recolher o material;
Secretário municipal do Meio Ambiente rebate
Gazetaweb - Daniel Dabasi
(Foto: Daniel Dabasi)
Quem passa pela Avenida Durval de Góes Monteiro, próximo à sede do antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), hoje Dnit, no bairro do Tabuleiro dos Martins, pode observar uma cena lamentável. Dezenas de pneus usados foram jogados às margens da avenida, provocando - além do acúmulo de lixo - uma situação favorável à criação do mosquito da dengue.
A situação preocupa a comunidade que está convivendo com o material há mais de uma semana. Uma moradora, que não quis ter a identidade revelada, atribuiu o fato a alguns donos de borracharia, que mantêm estabelecimentos nas proximidades.
Ouvido pela reportagem da Gazetaweb, Cícero Ambrósio – proprietário de uma borracharia - garantiu que os pneus não foram colocados por ele. “Quando abri meu estabelecimento logo cedo, o lixo já estava ali. Não sei quem colocou, mas fizeram isso durante a noite” – defendeu-se.
Ambrósio – que tem a borracharia há quase 4 anos no mesmo local – disse que põe seus pneus sempre para dentro do prédio no final do expediente. Questionado sobre o que ele faz com os pneus que não usa mais, o borracheiro disse que os jogava dentro do contêiner da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) que fica próximo.
Outro borracheiro, identificado apenas como ‘Lula’, também tratou de se defender sobre o caso. Ele disse que não sabe a quem atribuir a culpa, mas revelou que viu uma caminhonete depositando os pneus no local. Lula contou que doa os pneus usados a um artista que realiza trabalhos de reciclagem.
Recolhimento não é de responsabilidade da Slum, alega superintendente
O superintendente da Slum Hernandes Baracho informou à Gazetaweb que o recolhimento dos pneus não é de responsabilidade do órgão. ‘A lei é clara, o responsável para apanhar esse material seria o gerador, ou seja, o fornecedor ou o fabricante’, alegou.
Questionado sobre a impossibilidade de se apontar o infrator, ele disse que uma reunião está marcada no Ministério Público Estadual para tratar sobre o assunto. Baracho disse ainda que até o dia 20 de maio espera que seja marcado um mutirão em Maceió, no qual o recolhimento dos pneus estará incluso. Com a declaração, até o dia de realização do mutirão, os pneus poderão continuar depositados no local.
Secretário diz que Slum deveria recolher
O secretário municipal do Meio Ambiente Ricardo Ramalho disse que a multa para quem for flagrado jogando lixo em via pública pode chegar a R$ 20 mil a depender do agravante para o meio ambiente. Ramalho explicou também que o infrator pode ser enquadrado em duas legislações: no Código Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal, e o Código de Limpeza Municipal, em ambos, o acusado pode ser notificado, multado e ter veículo apreendido.
“Como não é possível apontar um culpado para a infração especifica, é dever da Slum recolher os pneus”, declarou. O secretário revelou ainda que não existe em Maceió um lugar específico para armazenar esse tipo de lixo.
(Foto: Daniel Dabasi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário