quarta-feira, 12 de maio de 2010

MPF acusa Bndes de financiar usinas que usam cana de terras indígenas

(11/05/2010) - Globo Rural Online

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul acusa o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) de financiar usinas que utilizam cana-de-açúcar de territórios indígenas. Segundo o órgão federal, o banco concedeu empréstimos às multinacionais Cosan/Shell e Bunge, que fazem uso de matérias-primas das terras indígenas Guyraroca, no município de Caarapó e Jatayvary, na região de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai.

Apesar de ser vetado pela Constituição Federal, o plantio de cana para uso comercial em áreas indígenas é comum no estado e agora questiona-se o fato de um banco público financiar empresas que compram o produto ilegalmente. Para o MPF, além de descumprir norma do Banco Central, que proíbe empréstimos públicos para expansões desse tipo, o Bndes incentiva indiretamente os conflitos agrários na região.

De acordo com os procuradores, a entidade foi questionada sobre os critérios adotados, mas ainda não encaminhou respostas ou justificativas sobre os financiamentos.
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1710523-1935,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário