sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pesquisa revela hábitos de consumo do amendoim pela população brasileira

(20/05/2010) Globo Rural Online

O consumo de amendoim no Brasil está relacionado a situações de confraternização e sociabilidade, e metade da população incluiria o grão em sua dieta nutricional. É o que revela um estudo sobre os hábitos de consumo do produto no país, feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

De acordo com a pesquisa, o que faz o amendoim ser escolhido entre outros alimentos do gênero é o sabor: 63% da população afirma consumi-lo por ser saboroso, 23% por achá-lo barato e 10% por considerá-lo saudável. Quem mais cita o sabor como preferência são os consumidores da região Sudeste (68%) e Sul (65%). Já a questão do preço baixo é mais citada pelos moradores do Nordeste (37%) e menos pelo Sul (9%).

Outra constatação é que as pessoas ainda se confundem com os conceitos de saturada e insaturada. De acordo com a Abicab, o amendoim é rico em gorduras insaturadas, a chamada “gordura boa”, sendo que o total de óleo presente no grão, apenas 18%, é gordura saturada, enquanto 82% é insaturada. Além da presença desse lipídio – que traz como principais benefícios sua função antioxidante e de proteção cardiovascular – o estudo mostra ainda pouca ciência por parte dos entrevistados sobre outros componentes benéficos da oleaginosa.

O amendoim é rico em proteínas, vitaminas B3 e E, ômega 3 e 6, potássio, fósforo, magnésio, ácido fólico, zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fibras alimentares. Na alimentação diária, o grão pode ajudar a melhorar o metabolismo, a fertilidade, a saúde cardiovascular, a regeneração nervosa, aumentar o colesterol bom, regular o trânsito intestinal, prevenir câncer do colo do intestino, fortalecer o sistema imunológico, controlar a anemia, participar da reconstrução da medula óssea, reduzir stress, radicais livres, entre outros ganhos para a saúde.

Quanto à aflatoxina, uma substância tóxica, Renato Fechino, vice-presidente do setor de amendoim da Abicab, esclarece que é importante o consumidor se manter atento à existência do selo Pró-Amendoim nas mercadorias. “O Selo de Qualidade Certificada Pró-Amendoim já está presente em mais de 55% dos produtos comercializados e isso permite ao consumidor brasileiro optar por alimentos de alta confiabilidade, pois o processo de fabricação e a procedência são devidamente atestados”, afirma.

LEIA MAIS
Instrução Normativa estabelece controle de qualidade do amendoim
Expansão da cana favorece amendoim

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1710715-1931,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário