quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sesc Alagoas promove Semana do Meio Ambiente

12h00, 17 de maio de 2010



Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, poluir significa manchar, corromper, sujar. A reciclagem é vista pelos ambientalistas como uma alternativa eficaz para diminuir o lixo acumulado no planeta. Mas antes de reciclar, que tal evitar o descarte de materiais inorgânicos na natureza, a exemplo do plástico, que demora mais de 100 anos para se decompor? Para levar à sociedade informações ambientais, o Sesc Alagoas, em parceria com o shopping Pátio Maceió, promove a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 30 de maio a 5 de junho, no Pátio Maceió, Tabuleiro.


Um dos destaques da programação é uma exposição com obras de arte produzidas no projeto Ateliê Sesc Aberto à Comunidade, que conduz as pessoas a espaços e momentos atípicos no dia-a-dia, produzindo arte e reciclando. Criado em 2004, o Ateliê Sesc viabiliza o acesso gratuito de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda à atividades artísticas, através de oficinas com artistas plásticos alagoanos, ministradas em seus próprios ateliês.


Além da exposição, o estande do Sesc irá oferecer material informativo sobre meio ambiente e a oportunidade de votação numa enquete sobre meio ambiente. Os votantes receberão um brinde.

No Brasil, os dados sobre reciclagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE que retratam a proporção de material reciclado de algumas matérias-primas industriais (latas de alumínio, papel, vidro, embalagens PET e latas de aço) são animadores. O Brasil é recordista mundial em reciclagem de latas de alumínio (89% em 2003, contra 50% em 1993). A reciclagem de papel subiu de 38,8% em 1993 para 43,9% em 2002. Já em coleta seletiva de lixo os indicadores mostram números incipientes no País. Somente 2% do lixo produzido no Brasil é coletado seletivamente. Apenas 6% das residências são atendidas por serviços de coleta seletiva, que existem em apenas 8,2% dos municípios brasileiros.


Segundo o representante da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Ernande Baracho, Maceió produz 1.400 toneladas de lixo por dia. O que fazer com esse lixo? Como transformar esse lixo em geração de emprego e renda? A Semana do Meio Ambiente convida à reflexão. Para isso, as obras de arte produzidas ao longo dos seis anos do projeto Ateliê no Sesc, a partir de caixas e latas doadas pelos funcionários da instituição, passaram por uma seleção rigorosa. Entraram na exposição obras que provocam os visitantes a pensar sobre a autodestruição do homem, através das agressões ao meio ambiente.


SERVIÇO

Semana do Meio Ambiente

Período: 30 de maio a 5 de junho

Local: Shopping Pátio Maceió (Av. Menino Marcelo, 3.800 – Tabuleiro dos Martins – Maceió – AL.)

Hora: 10h às 22h

Obs.: haverá atendimento ao comerciário, trabalhador do Shopping Pátio, para confecção de carteiras do Sesc

Mais informações: 0800 284 2440


Fonte: Assessoria Sesc
http://www.alagoasemdia.com.br/conteudo/Index.asp?secao=&vEditoria=Meio%20Ambiente&vCod=6848

Nenhum comentário:

Postar um comentário