sexta-feira, 21 de maio de 2010

Operação apreende mais de 100 quilos de crustáceos no Mercado da Produção

19h19, 20 de maio de 2010

A Operação Impacto Profundo III investiga pesca ilegal de lagosta e camarão



Na manhã desta quinta-feira (19), a poucas horas do período de defeso da lagosta acabar, agentes federais da Paraíba e Pernambuco apreenderam 63 quilos de lagosta e 76 de camarão no Mercado da Produção, no bairro do Centro, durante a Operação Impacto Profundo III. O material apreendido foi pescado com compressores, aparelhos de pesca não permitidos.

Quando os agentes federais chegaram ao local, houve um princípio de tumulto entre os vendedores. A comerciante Maria Eugênia Fontes dos Santos, que comercializava os pescados fugiu do local. A Operação tem como objetivo coibir a pesca predatória de lagosta e camarão. A pena prevista para quem for pego cometendo esse tipo de crime varia de 1 a 3 anos de prisão.

De acordo com o agente Ibama de Pernambuco, Jaime Pereira, a Operação segue com tranquilidade e que depois da apreensão no Mercado da Produção, a equipe irá se dirigir para o litoral sul de Alagoas. Ele lembra que pesca de lagosta utilizando compressores, além de ilegal, é extremamente perigosa para a saúde dos pescadores.

Período de defeso

Quando foi criado, o período de defeso da lagosta era de quatro meses, mas uma das estratégias do Governo Federal para garantir a sustentabilidade do pescado resolveu ampliar este período para seis meses. O período de defeso é a época de reprodução desses animais.

Na última terça-feira (18), o Ministério do Estado da Pesca e Agricultura (MPA) e do Meio Ambiente decidiram antecipar o início da pesca de lagostas nas águas sob jurisdição brasileira para esta quinta-feira (20). A determinação é válida excepcionalmente para o ano de 2010.

A Secretaria de Monitoramento e Controle- SEMOC do MPA, em conjunto com o IBAMA, dará início a um Plano de Monitoramento, Fiscalização e Controle das operações relacionadas com a pescaria de lagostas na costa brasileira que entrará em vigor no prazo de 60 dias.

Fonte: Cada Minuto

http://www.alagoasemdia.com.br/conteudo/Index.asp?secao=&vEditoria=Meio%20Ambiente&vCod=6896

Nenhum comentário:

Postar um comentário