segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cientistas assinam carta defendendo os resultados da Ciência Climática

17 Maio 2010
© National Geographic Stock/ Priit Vesilind / WWF

Pesquisadores defenderam a robusteza da ciência climática, destacando as principais conclusões de estudos sobre o tema.

No dia 7 de Maio de 2010, a revista Science, uma das mais importantes publicações científicas do mundo, publicou uma carta assinada conjuntamente por 255 membros da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Nela, os pesquisadores defenderam a robusteza da ciência climática, destacando as principais conclusões de estudos sobre o tema:
1) o planeta está esquentando devido ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre;
2) este aumento é devido majoritariamente ao lançamento desenfreado de gases de efeito estufa por parte do ser humano, sobretudo em decorrência do uso de combustíveis fósseis e do desmatamento;
3) mudanças naturais no clima do planeta sempre ocorreram, mas hoje estão sendo superadas por mudanças induzidas pelo Homem;
4) o aquecimento do planeta causará mudanças nos padrões climáticos a ritmos acelerados e perigosos, como aumento do nível do mar e alterações nos ciclos hidrológicos; e
5) a combinação complexa destas mudanças ameaça comunidades e cidades costeiras, a disponibilidade de comida e água, ecossistemas florestais e aquáticos e muito mais.
O WWF-Brasil vê com muitos bons olhos esta defesa por parte da classe científica, injustamente assediada recentemente. Verdade que parte das dúvidas sobre a ciência climática decorre da falta de compreensão da população a respeito dos processos científicos. “Não existe uma teoria científica perfeita. Existe, sim, uma série de evidências que corroboram uma teoria até outra teoria melhor a substituir.
Para todos os fins práticas, a verdade é ditada pelas teorias vigentes e, no caso da ciência climática, esta verdade é ditada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) que congrega os maiores especialistas sobre o tema em todo o mundo”, afirma Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil.
Mas, parte importante do problema existe em decorrência de interesses escusos pouco interessados em alterar o status quo. “O debate científico sobre o clima do planeta não pode ser contaminado por interesses políticos ou econômicos. A ciência deve ser a base para a sociedade tomar decisões. Corrompê-la é corromper nossa capacidade de agir enquanto ser humano racional”, afirma Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. Se não agirmos imediatamente implementando políticas que facilitam a transição das sociedades em direção a uma economia de baixo-carbono, as conseqüências serão terríveis tanto para os ambientes naturais quanto para os seres humanos.
A carta dos cientistas pode ser acessada em:
Download

http://www.wwf.org.br/?25060/Cientistas-assinam-carta-defendendo-os-resultados-da-Ciencia-Climatica

Nenhum comentário:

Postar um comentário