quarta-feira, 5 de maio de 2010

Técnicos recuperam nascentes usadas por agricultores de Alagoas

05/05/2010 08:30

Objetivo é formar 'barreira de proteção' para que água fique limpa. Em menos de um mês, pelo menos 16 nascentes foram recuperadas.

Em Palmeira dos Índios (AL), a vida que brota no meio do verde por entre as serras que cercam o município corre perigo e ameaça também a vida das pessoas. A nascente, de onde deveria sair água pura e cristalina, libera um líquido escuro e sem brilho.

São os efeitos da sujeira e da poluição causadas pelos resíduos orgânicos que descem das encostas, pelo lixo e pelos hábitos de higiene da população. O local é um foco em potencial de doenças, como a esquistossomose.

A água da nascente é consumida pela população e utilizada também na agricultura, principal fonte de renda do povoado. Para preservar a nascente e garantir a saúde das pessoas que dependem dela para ter água em casa, um projeto, posto em prática no estado do Paraná, foi levado para Alagoas pelo técnico da Emater Pedro Diesel, que é ligado a uma cooperativa de produtores rurais de Cascavel. “A ideia é de oferecer água de qualidade, de proteção das nascentes e, ao mesmo tempo, manter os mananciais”, disse a professora Josefa Adriana.

Os técnicos querem isolar a nascente das ameaças externas, criando uma barreira de proteção para garantir que a água permaneça limpa o tempo todo. Primeiro, a nascente é esvaziada. Um córrego é aberto para fazer a água escoar. Depois, a sujeira é retirada.

A próxima etapa é localizar o ponto exato de onde a água mina. Pedras são colocadas sobre o local que, em seguida, é coberto com uma massa feita de terra e cimento. Uma lona é estendida e presa por cima. Canos mantêm o controle da vazão. Então, a nascente está protegida.

O resultado é imediato. A água segue seu curso limpa, como deveria ser. Pelo menos 16 nascentes foram recuperadas na região de Palmeira dos Índios em menos de um mês. “A comunidade tem de estar junto. O produtor é o primeiro parceiro. Se ele não quiser, não adianta a gente fazer todo esse trabalho”, alertou Diesel.

A implantação do projeto é uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios e tem a parceria da Universidade Estadual de Alagoas, além de instituições ligadas à preservação do meio ambiente. Moradores daquela área participam dos trabalhos de recuperação das nascentes.
http://www.cadaminuto.com.br/index.php/noticia/2010/05/05/tecnicos-recuperam-nascentes-usadas-por-agricultores-de-alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário