quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ministério Público de Alagoas encontra irregularidades no Aterro de Maceió

Células foram feitas em local errado; drenagem do chorume teria falhas
11:26 - 12/05/2010
Sidney Tenório
Para o MP, Aterro Sanitário de Maceió apresenta irregularidades Uma vistoria realizada na manhã desta quarta-feira pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal encontrou irregularidades no aterro sanitário de Maceió, localizado no bairro do Benedito Bentes.

A procuradora da República, Niedja Kaspary, afirmou que há células para o depósito de lixo construídas fora da área que foi alvo de estudo de impactos ambientais, bem como disse haver problemas com a drenagem do chorume, o que pode acarretar em contaminação do lençol freático.

Niedja Kaspary, que estava acompanhada da promotora estadual Micheline Tenório e da superintendente do Ibama, Sandra Menezes, surpreendeu os técnicos da prefeitura ao chegar ao aterro sanitário com uma foto de satélite do aterro. "Dá para ver claramente pela foto que há células sendo construídas fora da área de estudo ambiental", afirmou a procuradora da república.

Antes de chegar à célula principal do aterro, as integrantes do MP e do Ibama passaram em outras células do aterro. Niedja Kaspary questionou ao engenheiro Álder Flores sobre falhas na construção de uma célula para o depósito de animais mortos, como também de uma possível falha na drenagem de chorume, o que podia acaretar na contaminação da área. A procuradora da República deixou o local dizendo haver uma série de irregularidades no aterro.

Álder Flores e o superintendente de Limpeza Urbana (Slum), Hernandes Baracho, garantiram que o aterro sanitário está de acordo com o estudo aprovado pelo Ministério Público e outros órgãos de proteção ao meio ambiente. "Não haverá problemas com a contaminação de chorume, já que há um sistema drenagem por baixo das células. Não há riscos de contaminação", assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário