segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ação ambiental: descarte de lâmpadas fluorescentes

Publicado em: 10/04/2010
Com o objetivo de demonstrar uma prática ambientalmente correta para o descarte de lâmpadas fluorescentes, a Unopar fará duas demonstrações a toda a comunidade acadêmica do campus CCBS/CCECA (Jardim Piza), nos dias 12 e 14 de abril. O processo se dará através da utilização de uma máquina trituradora de lâmpadas fluorescentes que será colocada no pátio do Campus.

Por que fazer?
Em muitos municípios brasileiros existe a prática inadequada de descarte de lâmpadas fluorescentes queimadas em fundos de vales, terrenos baldios, lixões e aterros sanitários. As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio que quando dispostos inadequadamente são extremamente tóxicas e contribuem para a contaminação do solo e recursos hídricos. O mercúrio tem efeito acumulativo e a exposição prolongada causa danos à saúde. Dentre os efeitos maléficos para a saúde humana, podemos destacar os problemas neurológicos.

A lâmpada fluorescente é 100% reciclável, podendo ser reaproveitado o vidro, o alumínio, o mercúrio e demais componentes. Dentre as alternativas para o descarte ambientalmente correto de lâmpadas fluorescentes, as empresas podem contar com a praticidade de fazer a descaracterização do material na própria empresa com a periodicidade que lhe convier.

Com isso, já não é mais necessário acumular por muito tempo lâmpadas que oferecem riscos de acidentes aos trabalhadores, além de ocupar espaço, enquanto aguarda enviar para alguma fábrica em outra cidade para dar o destino adequado.

O transporte de lâmpadas fluorescentes oferece riscos de acidente na estrada podendo contaminar o ambiente e trazer danos à saúde das pessoas envolvidas, além de ser uma responsabilidade ambiental.

(Asimp/Unopar)
http://www.jornaluniao.com.br/noticias.php?noticia=NjY0Mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário