segunda-feira, 26 de abril de 2010

Construção de condomínio pode ter causado destruição da Prainha

24/04/2010 - 08:14

Fotos feitas por satélite revelam que mudanças no complexo Mundaú-Manguaba aconteceram após a construção de um condomínio de luxo
DA REDAÇÃO

A destruição da Prainha na Barra Nova pode ter sido causada pela construção do condomínio Laguna. O empreendimento de alto luxo foi construído em uma extensa área de mangue. As fotos captadas por meio de um programa gratuito de imagens de satélite revelam que em cerca de dois anos a boca da Barra Nova foi completamente redesenhada. Houve modificações até mesmo no curso das águas das lagoas Mundaú e Manguaba, que se tornaram mais violentas.Da RedaçãoApós construção do condomínio, região da Boca da Barra sofreu graves mudanças.
Uma fotografia datada de janeiro de 2005 mostra um certo equilíbrio no ecossistema da região. À época, dezenas de bares e restaurantes funcionavam na área conhecida como Prainha. Entretanto, outra fotografia data de agosto de 2007 revela uma total modificação naquele ecossistema. Foi justamente nesse espaço de tempo que o condomínio Laguna foi construído às margens da lagoa Mundaú.
Para um técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que preferiu não se identificar, há grandes possibilidades de que o desastre ambiental tenha sido causado pela construção do megaempreendimento imobiliário. "Não é que aquele ecossistema já não fosse frágil. Mas a destruição do mangue, com certeza, piorou a situação daquela região", explicou. Ele preferiu ocultar sua identidade por medo de represálias.

http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=9877085&canal=331

Nenhum comentário:

Postar um comentário