quinta-feira, 22 de abril de 2010

Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca em Alagoas

Texto enviado por Marcelo Ribeiro - Sábado, 17 de Abril de 2010 15:16

Segue anexo um pequeno texto que sintetiza alguns dos objetivos principais que alicerçam a construção do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca em Alagoas, se for possivel publicá-lo no blog, seria legal.
________________________________________________
A desertificação é um processo de degradação ambiental em regiões áridas, semiáridas e sub-úmidas secas, provocada pelas variações climáticas e pela má utilização do solo, da água e da vegetação.

A desertificação incide sobre 30% das terras do nosso planeta, onde vivem 1 bilhão de pessoas.

No Brasil, cerca de 50 % do semiárido encontra-se em situação “grave” e “muito grave”, o que corresponde a uma área de aproximadamente 300.000 Km², onde vivem quase 12 milhões de pessoas. No Estado de Alagoas, a situação não é diferente, sendo que 54 municípios localizados no semiárido, no sub-úmido seco e no entorno dessas regiões, estão susceptíveis e algumas áreas em processo de desertificação.

Consequência de um modelo de desenvolvimento que privilegia a produtividade das atividades econômicas em detrimento da capacidade produtiva dos ambientes, a desertificação deve ser combatida com a perspectiva de promover mudanças em direção a um paradigma de desenvolvimento alicerçado em bases sustentáveis.

Significa, ainda, adequar Políticas Públicas às condições das Áreas Susceptíveis à Desertificação – ASD’s, criando sinergias entre atores interinstitucionais, sociedade civil, setor produtivo e os tomadores de decisão da esfera pública.

Este é o desafio que o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAE, se propõe a enfrentar, criando mecanismos que permitam o manejo da caatinga, o incremento das atividades produtivas, com aumento da renda e melhoria das condições de vida da população sertaneja, preservando a biodiversidade para o desfrute das futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário