segunda-feira, 26 de abril de 2010

Empresários pedem ajuda para construir shopping do lixão

24/04/2010 - 08:07

Executivos da Alians-ce e Multiplan estiveram em Maceió pedindo ajuda para conseguir licenciamento ambiental da obra no lixão
Carlos Roberts Especial para Jornal Extra

As empresas que planejam construir um shopping na área do lixão em Maceió, mandaram alguns emissários pedir apoio à Prefeitura para o licenciamento ambiental da obra. É que seus planos de construir o shopping do lixão a toque de caixa, está seriamente ameaçado depois da reação negativas à ideia, por parte de ambientalistas e órgãos como o IBAMA, Ministério Público Federal e Estadual.
O grupo que anunciou o shopping do lixão é a Aliansce Shoppings Center, que tem mais de 20 shoppings no Brasil e uma de suas acionárias é a americana General Growth Properties (GGP). Outra acionária da Aliansce é a Gávea Empreendimentos, do ex-Ministro Armínio Fraga. Já a Multiplan Empreendimentos tem capital de fundo de pensão canadense, a Ontário Teachers Pension Plan, através da sua subsidiária Cadillac Fairview.

A notícia de que as obras do shopping do lixão começariam já em julho, causou estra-nheza por parte de ambientalistas, profissionais da área e órgãos como o IBAMA. E até mesmo o Ministério Público Federal e Estadual, se pronunciaram contra qualquer anúncio precipitado. E desde já exigem o cumprimento das leis ambientais.
Na iminência de ver seus planos adiados por ter que cumprir tais exigências, a Aliansce e Multiplan, enviaram na quarta-feira uma tropa de choque de executivos para Maceió. Em reunião na Prefeitura de Maceió, os executivos pediram ao superintendente de Conrole do Convívio Urbano do município, Ivã Vilella, que lhes desse apoio para as questões de licenciamento ambiental. Vilella disse que atenderia o pedido.


Os executivos da Multiplan e Aliansce também estiveram reunidos com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes. Mais uma vez, pediram apoio para as liberações das licenças ambientais. O secretário garantiu que o Estado dará o apoio necessário.Tavez Luiz Otávio e Ivan Vilella não estivessem sabendo das reações contrárias ao shopping do lixão e os argumentos técnicos para que se cumpra as determinações legais.

http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=9877049&canal=331

Nenhum comentário:

Postar um comentário