quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tsunami gerado por desprendimento de bloco de gelo em lago mata três no Peru

14 / 04 / 2010

Uma grande geleira se desprendeu e mergulhou em um lago no Peru, provocando uma onda gigante de 23 metros que matou pelo menos três pessoas e destruiu uma usina de tratamento de água, informaram as autoridades.Bloco tinha 500 por 200 metros.

O bloco de gelo da geleira Hualcan tombou em um lago nos Andes no domingo, próximo à cidade de Carhuaz, a cerca de 320 km ao norte da capital, Lima.

Três pessoas morreram presas nos escombros da usina. Cerca de 60 mil pessoas ficaram sem água na região.

Pesquisadores acreditam que o bloco de gelo tinha 500 metros por 200 metros.

“Este deslizamento no lago gerou uma onda de tsunami, que extravasou das barragens do lago, que têm 23 metros de altura”, disse Patricio Valderrama, especialista do Instituto de Engenharia de Minas do Peru.

As autoridades retiraram moradores da região, temendo novas ondas.

Cientistas afirmam que as mudanças climáticas devem fazer todas as geleiras peruanas desaparecerem em um prazo de 20 anos.

Em 1970, próximo a Carhuaz, um terremoto provocado por uma avalanche de gelo, rocha e lama na montanha Huascarán enterrou a cidade de Yungai, matando mais de 20 mil pessoas.
(Fonte: G1)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/04/14/53530-tsunami-gerado-por-desprendimento-de-bloco-de-gelo-em-lago-mata-tres-no-peru.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário