terça-feira, 6 de abril de 2010

Ministério da Agricultura interdita empresas por irregularidades na venda de fertilizantes

06/04/2010
Cinco empresas beneficiadoras de fertilizantes localizadas nos municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, foram embargadas pela fiscalização do Ministério da Agricultura (Mapa). Os fiscais também visitaram cinco estabelecimentos nas cidades de Uberaba e Frutal, onde encontraram irregularidades em um deles.

Entre as irregularidades constatadas estavam adição de argila em fertilizante mineral simples, a não apresentação de documentação exigida e a ausência de controle de qualidade para identificação de metais pesados. As fiscalizações foram realizadas entre os dias 29 de março e 1º de abril.

De acordo com o ministério, também foram coletados produtos com o número de identificador irregular. “A informação contida na embalagem pode induzir o consumidor a erros na aplicação e prejudicar a produtividade nas lavouras”, disse, em nota, coordenador da área de fertilizantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa, Hideraldo Coelho.

A região do Triângulo Mineiro é considerada estratégica para o Mapa porque concentra 40% da produção de adubos fosfatados e 10% do consumo nacional de fertilizantes.

O Mapa informou que nos quatro dias de fiscalização foram emitidos 16 termos de coleta de amostras de fertilizantes. Segundo Hideraldo Coelho, até o final do ano estão previstas coletas de mais 700 amostras.
(Fonte: Danilo Macedo/ Agência Brasil)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/04/06/53016-ministerio-da-agricultura-interdita-empresas-por-irregularidades-na-venda-de-fertilizantes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário