terça-feira, 13 de abril de 2010

Servidores de órgãos da área ambiental mantêm greve

(12/04/2010),
Globo Rural Online

Servidores de órgãos da área ambiental paralisaram suas atividades por discordarem da proposta de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente apresentada na última semana pelo Ministério do Planejamento.

“Os servidores da área ambiental vêm negociando a restruturação da carreira e a situação chegou em um ponto que não há como evitar a paralisação. Os servidores paralisaram para mostrar à sociedade como é tratada a área ambiental”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama), Jonas Corrêia, alegando que as discussões sobre mudanças na carreira ocorrem desde 2003.

Funcionários do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes e do Serviço Florestal Brasileiro estão em greve na maior parte do país.

Ainda de acordo com Corrêia, apenas os estados de Alagoas e Roraima não aderiram ao movimento. Segundo a Asibama, nos primeiros três meses deste ano, cerca de 20 servidores abandonaram a carreira porque passaram em concursos públicos de outras áreas. Para a associação, isso ocorre porque a categoria se sente desmotivada e desvalorizada.

Segundo o Ministério do Planejamento, a negociação continuará nesta segunda-feira (12/04), em uma reunião marcada para as 19h, na qual haverá a participação de líderes da Asibama, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

O Ministério do Planejamento afirma que desde 2008 vigora um acordo com servidores da área ambiental no qual foi estipulado um aumento salarial para a categoria. Segundo o ministério, a remuneração inicial de um servidor de nível superior, em 2003, era de R$ 2.548,38, e, em julho de 2010, será de R$ 5.577,64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário