sexta-feira, 30 de abril de 2010

Exame de DNA pode salvar espécie de peixe da extinção em Pernambuco

30/04/2010 08h13

Os laudos da UFPE vão ter efeito de provas para incriminar os fraudadores que vendem carne de mero como de fosse de outro peixe.

Um gigante dos mares. Mas, apesar do tamanho, o mero é um peixe dócil, que se aproxima dos mergulhadores. Com tanta fragilidade, torna-se presa fácil para os predadores.

No passado, havia muitos meros nos arrecifes da costa nordestina. Mas a pesca predatória quase exterminou a espécie. Hoje é muito difícil encontrar um mero gigante no litoral. Apesar de haver leis específicas de proteção, esses peixes estão cada vez mais raros, na lista de animais criticamente ameaçados de extinção.

A ciência será grande aliada dos órgãos de fiscalização. O comércio ilegal da carne do mero vai sofrer um duro golpe. Normalmente, logo depois de pescado, o peixe é fatiado e vendido nos mercados como sendo de outra espécie. Cientistas da Universidade Federal de Pernambuco revelam que podem identificar a carne por exame de DNA.

“O executor da lei tem agora totais condições para saber de forma forense, se aquela suposta carne é ou não de mero", diz o professor da UFPE Rodrigo Torres.

Os laudos da Universidade Federal de Pernambuco vão ter efeito de provas para incriminar os fraudadores.

"Isso é um avanço muito importante, porque vamos poder chegar no ponto da comercialização e do transporte, as etapas que também são ilegais e que também não se tinha controle nenhum", destaca a bióloga Beatrice Padovani.

Com ajuda da ciência e da conscientização das comunidades, obedecendo à proibição da pesca e da comercialização do mero, esta espécie pode ser salva e voltar a se reproduzir em quantidade na costa do Nordeste.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/04/exame-de-dna-pode-salvar-especie-de-peixe-da-extincao-em-pernambuco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário