sexta-feira, 23 de abril de 2010

Paripueira sai na frente e adere ao Projeto Orla

Município mobiliza toda comunidade para discutir seu projeto de ocupação e gerenciamento costeiro
DA REDAÇÃO

Durante o decurso da semana que passou, o município de Paripueira mobilizou representações de vários segmentos de sua população para construir o Projeto Orla, uma proposta nacional que visa dotar a faixa litorânea brasileira de um modelo sustentável, planejado e democrático de uso e ocupação da orla marítima. Paripueira, portanto, sai na frente como o primeiro município costeiro alagoano a aderir e iniciar a execução do projeto.
Conforme a metodologia do projeto, depois da solenidade de sua implantação oficial, feita através da fala do prefeito Abraão Moura, em solenidade realizada na noite de terça-feira 13, no auditório da prefeitura, os trabalhos prosseguiram até sexta-feira com um seminário de sensibilização e diagnóstico dos problemas, potenciais, conflitos, características e vocações da orla de Paripueira; um trabalho de campo para levantamento da situação atual do mar territorial e da faixa litorânea do município; uma oficina para a montagem de um primeiro modelo de gestão e uma visita de reconhecimento às piscinas naturais e ecossistemas protegidos de Paripueira.
Durante o seminário de sensibilização, além da fala do Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alex Gama, sobre a determinação do governo de Alagoas na construção dos instrumentos da gestão ambiental no Estado, houve abordagens do Superintendente do Patrimônio da União em Alagoas, José Roberto Pereira, sobre gestão participativa da faixa litorânea; do Superintendente de Meio Ambiente da SEMARH, Anivaldo Miranda, sobre políticas públicas de meio ambiente na zona costeira e do representante do Instituto do Meio Ambiente, Herbert, sobre caracterização e classificação da costa alagoana.
Com a participação de representantes dos pescadores, dos hoteleiros, donos de restaurantes, jangadeiros, apicultores em áreas de manguezal, de guias de turismo, comerciantes, juventude e outros setores da população, a primeira oficina do Projeto Orla em Paripueira dividiu a faixa litorânea do município em 4 secções, na quarta-feira, onde foram feitos levantamentos, diretamente nas praias, das ocupações irregulares, problemas de erosão marinha, pontos de poluição, situações de conflito, potencialidades para desenvolvimento de atividades turísticas,ecossistemas e outros detalhes de caracterização da área.
Na quinta-feira foi a vez das reuniões para construção dos primeiros cenários para uma ocupação e gestão sustentável, objetivando a elaboração de propostas que deverão, numa segunda oficina, ser submetidas à ampla representação da população e do poder público para a construção dos consensos necessários à apresentação de um modelo que conte com o apoio de todos os setores que interagem na orla marítima local.
Abrahão Moura:
projeto é o futuro de Paripueira"Será a primeira cidade do país a ter uma urbanização planejada de sua orla marítima"
O prefeito Abrahão Moura está apostando tudo no êxito do Projeto Orla, que segundo ele representa o futuro de Paripueira, um dos mais procurados balneários do litoral alagoano.
Emancipado há 20 anos, o município mantém sua área costeira praticamente em estado natural, o que facilitará a urbanização planejada de sua orla marítima.
Situada a 27 km da Capital, a cidade tem no turismo sua principal fonte de renda, o que leva o prefeito Abrahão Moura a acreditar no crescimento turístico de Paripueira a partir da implantação do Projeto Orla. "Já temos a beleza natural de nossas praias como atrativo maior, faltando apenas urbanizar a orla da cidade para consolidar sua vocação turística", disse o prefeito ao anunciar o plano de gestão costeira do município. Segundo Abrahão Moura, o Projeto Orla contemplará os interesses dos vários segmentos econômicos locais: "Dos pescadores aos barraqueiros, todos serão chamados a participar desse projeto, sem esquecer o interesse maior da população".
O prefeito pretende iniciar as obras de urbanização da orla a partir de 2011 e quer marcar sua administração entregando a cidade com infraestrutura moderna e serviços públicos de qualidade. "Antes, precisamos resolver os graves problemas de saneamento, educação, saúde e outros serviços básicos", prometeu o prefeito. Abrahão Moura herdou uma cidade à beira da falência, com todos os serviços públicos em colapso. Ele lembra que só em dezembro último foi possível tirar o município do CAUC - Cadastro Único de Convênios -, uma espécie de SPC da União, e se habilitar a receber novos recursos federais. "Das 13 exigências do CAUC, Paripueira estava inadimplente em 11 delas", disse o prefeito ao explicar as dificuldades enfrentadas no seu primeiro ano de governo.

Download PDF
http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=9852770&canal=333

Nenhum comentário:

Postar um comentário