quinta-feira, 1 de abril de 2010

IMA e Batalhão Ambiental deflagram Operação Camurim

31/03/10 14:34

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), juntamente com as secretarias de Meio Ambiente do Estado e dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro deflagraram, nesta quarta-feira, a Operação Camurim, com intuito de fiscalizar a prática da pesca no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm), além de orientar os pescadores sobre as formas de garantir o peixe sem prejudicar o meio ambiente.

Durante a operação, iniciada às 7h30, cerca de 30 homens percorreram o complexo lagunar tanto em Maceió, quanto nos municípios que ficam no entorno das lagoas. “Antes de qualquer coisa, queremos ouvir o pescador, saber dele como estão as coisas por aqui, se a pesca tá boa e orientá-lo sobre as possíveis atitudes que podem pôr em risco o equilíbrio da fauna e da flora lagunares”, explicou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Os policiais do BPA chegaram a apreender um candango, artefato não autorizado para pesca, já que captura filhotes de peixe, sem chance de escaparem da rede. Além disso, técnicos do IMA orientaram pescadores sobre o corte do mangue para a construção de caiçaras. “A caiçara é permitida, desde que o pescador siga algumas regras na hora de cortar o mangue. Se for bem feita, ele acaba fazendo uma espécie de poda na vegetação, que pode até incentivar o crescimento”, explicou o gerente de Aquicultura do IMA, Carlos Eduardo Godoy.

Além da fiscalização e orientação, as equipes do IMA identificaram algumas construções irregulares de píers ao longo da lagoa. Em alguns casos, os proprietários já foram identificados e autuados, devendo responder pela irregularidade, como rege a Lei de Crime Ambiental.
por Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário