segunda-feira, 12 de abril de 2010

Em 30 anos, Tamar solta 10 milhões de tartarugas marinhas

11/04/10 16:30

Como parte das comemorações dos 30 anos do Projeto Tamar, neste sábado (10), bases de todo o país realizam uma soltura simbólica do filhote de número 10.000.000. A marca foi alcançada nesta última temporada, 2009/2010. A soltura acontecerá inclusive nos estados onde há mais de uma base, como é o caso de Bahia, Sergipe e Espírito Santo.

Segundo o Projeto, as primeiras tartarugas marinhas nascidas sob a proteção do Tamar, há 30 anos, atingiram só agora a maturidade sexual e estão retornando à praia onde nasceram para depositar sua primeira desova. Portanto, os filhotes que nesta temporada seguem para o mar representam a segunda geração protegida pelo Tamar.

A soltura em todo o país ocorre às 16h. No Ceará, no entanto, será às 10h, segundo a assessoria de imprensa do Tamar no estado. As solturas de filhotes à beira-mar são tradicionalmente organizadas durante as temporadas anuais, contando com a participação de turistas e as comunidades locais.

O Projeto Tamar está presente em nove estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. São protegidos cerca de 1,1 mil quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso de tartarugas marinhas, no litoral e nas ilhas oceânicas.

Por ano, cerca de 20 mil ninhos são protegidos, gerando aproximadamente um milhão de filhotes.

Filhotes serão soltos em todo litoral brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário