quinta-feira, 8 de abril de 2010

IMA recomenda delimitação para embarcações nas piscinas da Pajuçara

14h29, 06 de abril de 2010


As jangadas que levam visitantes às piscinas naturais da Pajuçara já têm uma área limítrofe para fundear as âncoras, longe dos recifes de corais. Uma ação conjunta entre Instituto do Meio Ambiente (IMA), secretarias municipais de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de Promoção ao Turismo (Semptur), Superintendência Municipal do Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Colônia de Pescadores Z1 e Jangada Acessível instalou, desde a semana passada, boias, poitas e cabos para redelimitar as áreas de uso de banhistas e visitantes.


A redefinição dos limites para área de fundeio das embarcações que fazem passeios às piscinas naturais foi uma recomendação do IMA ao Grupo Gestor das Piscinas Naturais da Pajuçara, segundo explicou o coordenador do Gerenciamento Costeiro do Estado, Ricardo César.


“Há mais de um ano as boias que limitavam a zona de uso foram retiradas. O resultado disso era que muitos jangadeiros acabavam ancorando em cima ou muito próximo dos corais, pondo em risco a biodiversidade local”, explicou, ressaltando, entretanto, que a recolocação das boisas foi apoiada por todos os jangadeiros.


Agora, quem for flagrado ancorado em área fora do limite será enquadrado na Lei de Crime Ambiental, podendo ser condenado a pagar multa, ser preso, ter a concessão de uso ao meio ambiente cassada e ser descredenciado dos passeios às piscinas naturais.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário